Produtores começam a colheita de maracujá em Lidianópolis

O projeto de desenvolvimento da fruticultura em Lidianópolis já começa a render frutos e renda para as famílias que aderiram ao projeto. A primeira cultura que começa a gerar riqueza é do maracujá. Os 10 produtores que receberam as mudas do programa da prefeitura começaram a colher e comercializar a produção e, com isso, conseguir uma renda extra para a propriedade.Um dos produtores que está animado com os resultados é Wilson Melinski, que plantou 360 pés, em uma área de cerca de 1,5 mil m². Ele já colheu cerca de mil quilos da fruta e tem conseguido vender a uma média de R$ 2. A expectativa é que, até o final da safra, que vai até junho, que ele consiga uma produção de 3,2 mil quilos. Para ele, a alternativa é boa, já que o maracujá dá menos trabalho que o tomate e, apesar da dedicação diária, para a questão da polinização, o resultado tem sido positivo. “Além disso, é uma cultura que precisa de poucas pulverizações e, com isso, temos uma qualidade de vida muito melhor”, ressalta. Ele destaca que o maracujá está sendo comercializado com um bom preço e que se tudo correr bem, pretende ampliar a produção para a próxima safra.O técnico da prefeitura de Lidianópolis, Ricardo Brentan, destaca que, por ser a primeira vez que os produtores estão lidando com a fruta, alguns estão tendo um pouco de dificuldade, mas que, de forma geral, a produção está satisfatória e praticamente todos os produtores estão tendo uma boa produção. Ele comentou que os agricultores estão conseguindo comercializar a produção de forma independente, o que demonstra que existe uma demanda pelo produto e, especialmente, nessa safra, os preços tem sido positivos. Alguns agricultores chegaram a vender o quilo do maracujá a R$ 3.“Praticamente todos devem continuar para a próxima safra e alguns, inclusive, pretendem ampliar a área plantada e com isso aumentar a produção do maracujá”, frisa Ricardo Brentan.