Mudas de maracujá são entregues a pequenos produtores em Lidianópolis

A Prefeitura de Lidianópolis realizou, na semana passada, entrega de mudas de maracujá para 10 famílias de pequenos produtores, que vão investir na produção da fruta. A ação faz parte do programa de diversificação e incentivo à fruticultura e cafeicultura, que está sendo desenvolvido pelo Departamento Municipal de Agricultura, em parceria com a Emater local. No total foram 3,5 mil mudas produzidas através de sistema de mutirão. A prefeitura adquiriu os insumos e sementes para a produção dos maracujazeiros e os materiais para a construção da estufa. Os produtores cadastrados entraram com a mão de obra para plantar as mudas. O Departamento de Agricultura e a Emater deram toda a assistência técnica, tanto para o cultivo, como também para a preparação do local, que receberá as plantas de forma definitiva. O diretor municipal de Agricultura, Luiz Carlos da Silva, o Casagrande, destacou que uma das opções para o plantio é justamente levar as mudas para o campo, com um porte de aproximadamente 2 metros, já próximo da fase produtiva, para evitar a contaminação com doenças que possam prejudicar a produtividade. Ele acredita que, já no mês de novembro, tenha início a colheita dos primeiros frutos. “Esse projeto vem de encontro à necessidade do pequeno produtor, que é ter uma atividade com alto valor de agregação de renda e que possa ser produzido em um pequeno espaço de terra”, frisou Casagrande. O programa da prefeitura também pretende apoiar outros tipos de diversificação de cultura, como o café e outras frutas. O técnico do Departamento de Agricultura, Ricardo Brentan, informou que a entrega das mudas é uma das pontas do trabalho. A outra ação é na propriedade, na preparação do solo, para receber as plantas de forma definitiva. A expectativa é a produção de 25 quilos de maracujá por planta. No caso do produtor que plantar 300 mudas, a estimativa é de uma renda bruta perto de R$ 15 mil. O vice-prefeito Aparecido Buzato representou o prefeito Adauto Mandu, durante a entrega das mudas. Ele disse que o município não quer fornecer apenas a planta, mas quer a produção aconteça com qualidade. “O prefeito é conhecedor da fruticultura e, por isso, o trabalho está sendo completo, incluindo a assistência na propriedade”, disse. Buzato ressalta que o mesmo sistema que foi usado na produção das mudas de maracujá deverá ser adotado para a produção de mudas de café, cuja expectativa é para a produção de mais de 25 mil mudas. Outra ação que está sendo efetivada pelo município é o incentivo à produção de frutas, e conta com recursos do município, que deve repassar pelo menos R$ 100 mil ao ano como forma de subsídio para a compra de mudas e insumos aos produtores beneficiados.