Programa de incentivo ao homem do campo tem sido um exemplo

Em Lidianópolis, neste mês de junho de 2022, nossa reportagem esteve no município para acompanhar a chegada de mudas de abacate, para serem entregues aos produtores. A compra foi feita pela prefeitura, gestão do prefeito Adauto Mandu e não é um ação isolada em prol do homem campo, ou seja, faz parte do PROMIFRUCA: Programa Municipal de Incentivo a Fruticultura e Cafeicultura, a diversificação, que a cada ano tem se fortalecido ainda mais. Inclusive, a iniciativa de Lidianópolis, já foi copiada por outros municípios, o que é positivo e significa que a cidade está no caminho certo. "Esse programa busca apoiar o pequeno produtor para gerar renda em um curto espaço de terra e começou no início do mandato do prefeito e, além de fixar o homem no campo, estamos trazendo de volta, pessoas que tinham desanimado da atividade. A mudas são oferecidas a custa zero, com assistência técnica e por meio de uma chamada pública", disse Lucas Schainhuk, que é o Secretário Municipal de Agricultura e Turismo. Já o técnico agrícola, Ricardo Brentan, disse que, além do abacate, tem o Maracujá, com uma produção de seis mil mudas, que é para beneficiar 21 famílias; além do café, que foi instalado um viveiro de mudas com o objetivo de produzir 35 mil mudas, mas devido a problemas de germinação, a produção caiu para 15 mil. Mesmo assim, a distribuição aconteceu, para que os cafeicultores façam a substituição das plantas antigas pelas mais novas, gerando mais eficiência na produção. O repórter Sérgio Oliveira, da Rádio Nova Era, que realizou as entrevistas, também falou com o vice-prefeito Aparecido Buzato (Cido). Ele destacou o empenho e dedicação da gestão Adauto e Cido, e fez questão de ressaltar, que além do programa para os agricultores, também tem outras iniciativas, como: conserto de estradas; suporte prioridade ao homem do campo e da cidade, com a construção de barracões industriais e tantas outras obras, que estão gerando desenvolvimento no município. Também afirmou que o trabalho continua e o resultado tem sido muito importante para todos. Por fim agradeceu todos os moradores pela confiança depositada nas urnas, o que possibilitou que os programas fossem colocados em prática. A Prefeitura começou o programa investindo recursos para fomentar o setor, comprando mudas e insumos para a fruticultura e cafeicultura. Também levou Assistência Técnica do plantio a colheita, detalhe que faz a diferença, reduz o risco de erros ou perdas e vai identificando qual a cultura que uma determinada propriedade vai produzir melhor. Para participar, o produtor rural precisa ter a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), procurar a Secretária Municipal de Agricultura e estabelecer uma parceria com a prefeitura, seguindo um cronograma e critérios. “Quando falamos em parceria, ela se dá na execução do programa, um exemplo é a compra das mudas e dos insumos, que serão sempre patrocinada pelo município, mas o plantio do viveiro, a mão de obra, será feita pelos agricultores, que serão os verdadeiros beneficiados", informou a Prefeitura Municipal.

Fone:(43)3473-1238
CEP: 86865-000 - Lidianópolis - PR | Horário de Atendimento: 07:30 às 11:30 - 13:00 às 17:00